O que é importante saber sobre Modelagem Geológica

O que é importante saber sobre Modelagem Geológica

O que é a modelagem geológica?

Essa ciência se baseia em análises geológicas e morfológicas da subsuperfície terrestre. Dessa forma, a modelagem geológica consiste em produzir imagens computadorizadas de estruturas, litologias, geoquímica, geofísica, dados de canais, de trincheira e demais dados de amostragens do campo.

Esse processo é fundamental para o planejamento estratégico das minerações que serão executadas no terreno. Uma vez que quanto maior o conhecimento geológico da propriedade mais segurança e eficiência você terá em seus projetos.

Modelagem Geológica: para que serve?

De maneira geral, a modelagem geológica costuma ser usada para quantificar processos geológicos, com aplicações em campos de petróleo e gás entre outros terrenos. Também é usada para identificar riscos e gerenciar os recursos naturais disponíveis na área estudada.

Além disso pode ser utilizado na pesquisa mineral, conforme exigência da ANM em relatórios finais de pesquisa. Também podem ser usados em geração de base geológica para a construção de um modelo hidrogeológico para o estudo do comportamento de águas subterrâneas. A modelagem geológica é utilizada ainda em investigações geotécnicas para fundações, contenções, minerações e barragens.

Tipos de modelagem geológica

Entretanto existem dois tipos de modelagem geológica. Eles são:

  1. Modelagem Explícita:

Esse modelo opera ao se desenhar estruturas geológicas (como veios e falhas) em seções espaçadas regularmente e depois interligar todos os desenhos por extrusões de seções para sólidos com o apoio do traço de polilinhas. Porém esse modelo passa por algumas dificuldades por ser um processo lento e mais complexo de ser atualizado, já que a terra não segue padrões geométricos perfeitos, esse método precisa de maiores cuidados e tempo para ser modificado.

2. Modelagem Implícita:

Já este modelo consiste em um algoritmo computadorizado que combina os dados medidos e a interpretação do usuário. Mesmo assim, ainda é necessária atuação de um geólogo especialista em modelamento geológico, para análise de tendências, sequências estratigráficas e outras noções. Esse método é mais rápido e mais eficaz na produção de um modelo 3D.

Quais as etapas da modelagem geológica?

Visto a importância de uma boa representação da morfologia dos corpos geológicos é necessário entender como é a realização desse processo. Dessa forma é possível dividir em 5 partes a modelagem geológica:

  1. Input: se trata da coleta de informações do banco de dados lidas pelo software. E esses dados são: Coordenadas do furo, orientações do furo no espaço, dados químicos de cada parte do furo, dados geológicos da sua metragem.
  2. Visualização dos furos de soldagem em 3D: nessa parte há a compilação dos dados para montar a seções, e dividir as informações para poderem ser melhor visualizadas e trabalhadas.
  3. Início da modelagem: momento em que é escolhido qual modelo é o mais adequado de acordo com o objetivo, por isso as seções vão seguir de acordo com as especificações de cada finalidade.
  4. Formação de sólidos: a partir dessa parte são formados os modelos 3D a partir das interpretações e dos estudos realizado.
  5. Por fim, é exibido o modelo de blocos. Esse modelo de blocos é feito por meio de análises de geoestatística de teores, avaliado o modelo proposto.

Modelagem Geológica: o que é necessário para ela ser eficiente?

Tendo em mente tudo que foi exposto se percebe a necessidade de uma modelagem geológica de alta qualidade. Para isso é necessário que a equipe responsável por essa produção seja competente e especializada. Com isso, é importante ter uma formação adequada com cursos extras de geoestatística, geologia estrutural, planejamento de mina, entre outros para bem se aplicar às funções de softwares como o Leapfrog Geo, Leapfrog Edge e Leapfrog Hydro

Os geólogos da LB Mineração estão sempre sendo atualizados com cursos de extensão. O investimento em tecnologia e conhecimento de ponta precisa ser recorrente quando se trata de uso da tecnologia para realização serviços de mineração, entre eles o modelamento geológico.

No Comments

Post A Comment